quarta-feira, 15 de março de 2017

PONTE DO ARCO




Histórico da Edificação
Em 01 de outubro de 1875 a Estação Ferroviária da Central do Brasil foi inaugurada em Matias Barbosa. Segundo Eloy de Andrade, a Ponte do Arco (também conhecida como Ponte da Liberdade, por estar situada em terras da Antiga Fazenda da Liberdade), a Ponte de Santa Rosa, os túneis do Passa-três e as Muralhas de Contenção nas margens do Rio Paraibuna, todas edificadas para a instalação da Ferrovia Central do Brasil em Matias Barbosa, foram construídos pelo engenheiro Dr. Augusto Andrade de Souza.


Descrição da Edificação
A Ponte da Liberdade, ou Ponte do Arco, foi construída em 1875, conforme os recursos disponíveis na época, destinada ao uso da então Estrada de Ferro Central do Brasil. A ponte é sustentada por um arco de estrutura de pedras aparentes emparelhadas. Os blocos de pedra de arremate e dos cunhais são em bossagem, importados da Inglaterra, e possuem dimensão externa de 38x50cm. O arco de sustentação da ponte totaliza um vão livre total de cerca de 10m. A ponte possui largura total de 4,70m por 10m de altura, da estrada até o arco, e mais 2m até o leito da ferrovia, que possui uma mureta de proteção de concreto com 50cm de altura. Reforçando a estrutura, um muro de pedras, em formato trapezoidal, estende-se da ponte até cerca de 14m nas quatro extremidades. O leito da ferrovia conta com cerca de 4m de largura e é revestido de pedras soltas.

T      Técnicas Construtivas Predominantes
Seu sistema construtivo é sustentado por um arco de estrutura de pedras emparelhadas aparentes. Os blocos de pedra de arremate e dos cunhais são em bossagem, importados da Inglaterra, e possuem dimensão externa de 38x50cm.


Nenhum comentário: