Histórico da Edificação
Em 01 de outubro de 1875 a Estação
Ferroviária da Central do Brasil foi inaugurada em Matias Barbosa. Segundo Eloy
de Andrade, a Ponte do Arco (também conhecida como Ponte da Liberdade, por
estar situada em terras da Antiga Fazenda da Liberdade), a Ponte de Santa Rosa,
os túneis do Passa-três e as Muralhas de Contenção nas margens do Rio
Paraibuna, todas edificadas para a instalação da Ferrovia Central do Brasil em
Matias Barbosa, foram construídos pelo engenheiro Dr. Augusto Andrade de Souza.
Descrição da Edificação
A Ponte da Liberdade, ou Ponte do
Arco, foi construída em 1875, conforme os recursos disponíveis na época,
destinada ao uso da então Estrada de Ferro Central do Brasil. A ponte é
sustentada por um arco de estrutura de pedras aparentes emparelhadas. Os blocos
de pedra de arremate e dos cunhais são em bossagem, importados da Inglaterra, e
possuem dimensão externa de 38x50cm. O arco de sustentação da ponte totaliza um
vão livre total de cerca de 10m. A ponte possui largura total de 4,70m por 10m
de altura, da estrada até o arco, e mais 2m até o leito da ferrovia, que possui
uma mureta de proteção de concreto com 50cm de altura. Reforçando a estrutura,
um muro de pedras, em formato trapezoidal, estende-se da ponte até cerca de 14m
nas quatro extremidades. O leito da ferrovia conta com cerca de 4m de largura e
é revestido de pedras soltas.
T Técnicas
Construtivas Predominantes
Seu sistema construtivo é sustentado
por um arco de estrutura de pedras emparelhadas aparentes. Os blocos de pedra
de arremate e dos cunhais são em bossagem, importados da Inglaterra, e possuem
dimensão externa de 38x50cm.
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