segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PASSEIO AO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
















OS ANIMAIS QUE FAZEM A HISTÓRIA DO ZÔO SP

O Inaugurado em 1958 com 482 animais, o Zoológico de São Paulo conta hoje com aproximadamente 3.500 animais, sendo considerado o maior da América Latina em diversidade de espécies.

Com um público anual próximo de 1,5 milhão, muito superior ao Corcovado, um dos símbolos turísticos no Brasil, o Zôo bateu um record em 2006, 75 milhões de visitantes desde sua inauguração.

Entre os animais que fizeram história e marcaram a imaginação de muitas pessoas está o famoso rinoceronte “Cacareco”. Emprestado pelo zoológico do Rio de Janeiro, “Cacareco” caiu nas graças dos paulistanos e nas eleições de 1958 foi “eleito” vereador com cerca de 100.000 votos.

Outros famosos foram a girafa “Clotilde” mãe de várias das girafas de outros zoológicos, o chimpanzé “Tarzan”, o rinoceronte indiano “Nabo” e o raro e querido gorila “Virgulino”, que viveu no Zôo durante 33 anos. Estes animais marcaram grandes períodos e ainda são lembrados com muito carinho pelos funcionários e visitantes do parque.

Entre as celebridades que moram atualmente no Zôo estão o tigre siberiano “Trigo”, que foi criado com mamadeira pelos biólogos, o condor dos andes que chegou em 1972 e nossa querida mascote, a hipopótamo “Tetéia”, trazida do zoológico de Córdoba na Argentina em 1964. “Tetéia” tem uma trajetória belíssima, mãe de 10 filhotes, inclusive um fato raro, o nascimento de gêmeos. Essa simpática vovó mora hoje com sua última filha, “Sininho”.

Todos estes animais fazem parte de um programa de reprodução e preservação. Podem ser vistos no Zôo e com certeza estarão para sempre nas lembranças de várias gerações.

Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Biólogo Guilherme Domenichelli - Zoológico de São Paulo

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DO ZOOLOGICO:

http://www.zoologico.sp.gov.br/animais_historia.htm

Um comentário:

Gaspar de Jesus disse...

Caro José Jaime
Gostei muito de conhecer o Zoo de São Paulo através da sua objectiva.
Parabéns
Abç
G.J.