sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

INGÁ







FOTOS FEITAS POR MIM, EM MATIAS BARBOSA -MG -
ÀS MARGENS DO RIO PARAIBUNA
Ingá-cipó
Nome científico: Inga edulis
Família: Fabáceas (sinonímia: Leguminosas)
Nome comum: ingá-cipó, ingá, ingá-rabo-de-mico (no Brasil); guaba (Peru); pois sucre (Guiana Francesa); guano (Costa Rica); guamo (Colômbia).Origem: América Latina tropical

Descrição e característica da planta
Essa é uma planta de clima tipicamente tropical, daí ser encontrada principalmente na região Amazônica. Árvore de 10 a 15 metros de altura e com ramos longos e ramificados.
Folhas – compostas de 4 a 6 pares de folíolos, grandes, formato elíptico, cor verde-clara a verde-escura.
Flores – em inflorescências terminais ou subterminais nas axilas das folhas com os ramos.
Frutos – vagens cilíndricas, indeiscentes (não se abrem como nos feijões), 20 a 100 centímetros de comprimento por 3 a 4 centímetros de diâmetro, contêm muitos sulcos longitudinais e a cor da casca verde-oliva.
Em cada vagem contêm muitas sementes envoltas por uma massa branca flocosa (alilo) que é a parte comestível. As sementes são pretas e brilhantes com 3,5 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro.
As condições favoráveis ao bom desenvolvimento da planta e frutificação são: clima ameno a quente, boa disponibilidade de água durante o ano e solosricos em matéria orgânica. A propagação é feita através de sementes.
Produção e produtividade
A planta inicia a frutificação a partir de 2 anos de idade e produz por cerca de 20 anos. Na região Amazônica, ela produz duas vezes ao ano.
Utilidade
O alilo é comestível ao natural e é muito apreciado pelos povos da região. Composição da polpa: 70% de umidade; ºBrix – 25; grande parte tomada por açúcar e fibras. As sementes contêm 17% de proteína.
Fonte: globoruraltv.globo.com




Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite,
Permita-me sugerir uma correção. Não é uma flor de ingá. Esta é a flor da Castanha do Maranhão, nome científico Pachira aquatica.
José Francisco Haydu Rolandia-PR